Por Carlos Alberto Januário – Pai Adotivo e Pastor
Há ainda alguns paradigmas em relação à adoção que precisam ser vencidos, especialmente por nós cristãos. Abaixo queremos abordar alguns deles.
A criança adotada precisa parecer com você – A primeira coisa a se questionar é, por quê? Em geral, o sentimento por trás deste pensamento é o desejo de que as pessoas não percebam que o filho é adotivo, pensam que serão melhores aceitos. Será que a aparência é o melhor critério para a adoção? I Sm 16:7 nos ensina que não. O maior legado que um pai transmite a seus filhos, não é a sua aparência, mas o caráter.
Crianças adotivas são rotuladas – Se um filho biológico é agitado, ele é cheio de energia, mas se for adotivo, é problemático. Quando um biológico faz birra, está com sono, já um adotivo, é uma criança difícil. Há muito preconceito em torno da adoção. É óbvio que uma criança adotiva tenha algumas dificuldades, porém qual criança não tem? Qual pai sabe se seu filho biológico lhe trará dissabores na adolescência? E se o fizer, ele deixa de ser filho? Ao decidir exercer a paternidade sobre uma criança ou adolescente, faça sem preconceito, sabendo que o amor incondicional é a chave. Com isto não queremos negar que hajam situações específicas a serem tratadas na vida de crianças adotivas, mas que o amor e a paciência são canais de cura.
Filhos adotivos são filhos de verdade – É comum pessoas perguntarem a pais que têm filhos biológicos e adotivos: Qual é o seu? Ou qual é o seu filho de verdade? Todos os filhos, sejam adotivos ou biológicos, são filhos de verdade. Um filho por adoção não é um filho de mentira, não é a criança que você pegou pra criar, é um filho, tão real e verdadeiro quanto um biológico.
Crianças adotivas têm muitas virtudes e qualidades – Crianças que passaram por traumas e abandono têm marcas, porém não possuem apenas marcas, há muitas virtudes e pontos fortes decorrentes da história que viveram. Algumas aprendem a ser independentes, autônomas, criativas, amorosas, podem desenvolver uma personalidade forte e resiliente, enfim, há muitas virtudes e valores em suas vidas e é necessário ter olhos para ver.