PREPARANDO-SE PARA ADOTAR
Pais Adotivos também ficam grávidos
1. Seu filho também precisa ser gerado, gere-o em oração. Pode ser que ele já exista, peça a cobertura e a proteção de Deus sobre ele, fale sobre seus medos e inseguranças, abençoe esta criança, você começará a amá-la antes mesmo de conhecer pessoalmente.
2. Se você deseja adotar, esteja consciente de que o processo é demorado e burocrático. Você levará perto de um ano para fazer o processo para entrar no cadastro nacional de adoção. Dependendo da idade da criança desejada, você irá esperar de 3 a 4 anos.
3. Adquira o máximo de conhecimento que puder sobre o assunto, leia livros, artigos, pesquise em fontes seguras na internet, procure inteirar-se do processo jurídico envolvido.
4. A adoção envolve toda sua família, converse com seu cônjuge, alinhem as expectativas, organizem-se financeiramente, se tiver filhos, envolva-os no processo, ouça o que eles têm a dizer, explique sobre as mudanças, é importante que todos participem e estejam de acordo.
5. Procure um grupo de Apoio à adoção em sua cidade, ali você encontrará psicólogos, assistente sociais que poderão dar suporte emocional, tirar dúvidas, conhecer outros pretendentes à adoção, participar de reuniões, fazer cursos de capacitação, adquirir bagagem e trocar experiências. Caso não haja um grupo de apoio à adoção em sua igreja ou cidade, considere a hipótese de abrir um.
6. É importante ter um advogado para orientá-los, existem alguns trâmites que apenas os advogados são autorizados a executar.
7. Para este projeto criamos uma lista de transmissão no Whatsapp, com o objetivo de troca de experiências, dicas, oração, tirar dúvidas. Caso você tenha interesse em participar desse grupo, clique aqui e preencha o nosso formulário.