COMO FAZER O PERFIL DA CRIANÇA
Seu filho pode estar mais perto do que você imagina
Traçar o perfil da criança é muito importante e será fundamental para que a adoção seja bem sucedida. Quanto mais aberto for o perfil, mais rápida é a adoção, quanto mais fechado mais demorado. Ele precisa ser dentro de sua realidade para não haver frustração, porque você não quer a devolução da criança ao abrigo.
Vale salientar que o casal precisa guardar o coração de preconceitos, por exemplo, um filho adotivo não precisa parecer com sua família, leia o nosso artigo sobre isso.
No Brasil há quase 50.000 famílias pretendentes e cerca de 5.000 crianças disponíveis à adoção, no entanto, a maioria delas não atende ao perfil das famílias: que seja menina, branca de até 2 anos. A grande maioria é negra, acima de 7 anos, com irmãos ou com alguma deficiência física ou mental. Estas são as crianças que ninguém quer.
Como cristãos será que devemos pensar diferente? Onde as pessoas veem problemas, devemos nos apresentar como solução e esperança? Pense nisso quando for traçar o perfil de seu filho.
Claro que nesta avaliação você deve ser coerente com sua disponibilidade de tempo, finanças e também suas expectativas pessoais. Acima de tudo isto, o que deve nortear sua decisão quanto ao perfil é a direção do Espirito Santo, se você buscar, certamente Ele trará ao seu coração o perfil de seu tão esperado filho!