TRABALHO DE APOIO ÀS FAMÍLIAS
Reintegrar a criança a sua família de origem
O desejável é que a criança possa permanecer em sua família de origem, por causa dos vínculos emocionais. Por esta razão, entendemos que a igreja pode ser um canal de restauração e cura, desempenhando seu papel profético para os últimos dias: converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais. Desta forma, o abandono e o abuso contra crianças serão minimizados.
O esforço inicial das Varas de Família é de restituir a criança a sua família biológica. Quando uma criança é afastada do convívio familiar, diversas tentativas são feitas para que a disfunção seja corrigida e a criança possa voltar para sua casa. No entanto, o sistema judicial não dispõe de pessoal suficiente para o acompanhamento eficiente dessas famílias, é aí que a igreja pode para fazer a diferença.
As estruturas de apoio e suporte a famílias podem ser oferecidas para servir sua comunidade. Um projeto piloto do HOME está aguardando a aprovação do CMDCA, nele voluntários, treinamentos e capacitações da igreja são colocados à disposição para cooperar no fortalecimento das relações das famílias que sofreram afastamento judicial de suas crianças ou adolescentes. Se deseja conhecer mais sobre este projeto, fale conosco.