INFORMAÇÕES GERAIS

Quais os passos para adotar uma criança?

Para se adquirir o direito a adoção o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lista um passo a passo conforme a legislação atual. De modo resumido, destacam-se os seguintes trâmites: 

  1. Faça o pré cadastro e compareça à Vara da Infância do Fórum mais próximo de sua cidade, munido da documentação exigida.
  2. Após aprovação de seu cadastro, uma equipe técnica multidisciplinar do Poder Judiciário irá verificar os objetivos dos candidatos, além de suas realidades socioeconômicas e familiar. O perfil da criança desejada será conferido.
  3. É obrigatório a participação em programa de preparação para adoção. O objetivo é orientar os pretendentes no ponto de vista jurídico e psicossocial.
  4. Uma análise do requerimento será feita e o juiz da vara irá deferir ou não a solicitação.
  5. Uma vez aprovados, os pretendentes passam a fazer parte de uma lista, que obedece a ordem de entrada. Assim que uma criança com o perfil traçado é encontrada, a família é comunicada para dar início ao processo de aproximação. 
  6. Uma vez que o processo de aproximação foi bem sucedido, a adoção é concedida.
ATENÇÃO: É importante estar consciente de que o processo é lento, em geral leva cerca de 4 anos ou mais para quem deseja adotar crianças de até 3 anos de idade.  
 
Envie um whatsapp pra gente