Religião imaculada

Por Luiz de Jesus pastor da IBC de Belo Horizonte

A Religião que Deus, nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. Tiago 1:27

A grande verdade, dita e ensinada por Tiago, é que devemos ser praticantes da Palavra, e não somente ouvintes. Não encantados, mas transformados por ela. Tiago enfatiza que a Religião pura é cuidar de órfãos. Não apenas visitar, mas cuidar. Por tempos, encontramos um absoluto silêncio no meio Cristão quando o assunto era adoção. Mas a Igreja de Cristo não andará toda a sua história sem ver o milagre de vidas transformadas pelo poder do amor Senhor no cuidado com os órfãos. Precisamos nos mover, manifestar o amor de Cristo. Milhares de órfãos aguardam ansiosamente por essa demonstração de amor, de fé, de cuidado, em cumprimento à palavra de Deus, entregue através de Tiago.

A questão não é biológica, é teológica. Deus molda a nossa nova maneira de ver a vida. A adoção nunca foi o plano B, mas sim o plano A. Somos filhos por adoção. Somos uma família adotiva, de irmãos e irmãs, de um Pai amoroso, a Igreja de Deus. Alguém já disse: o processo de adoção terrena, para nós, os cristãos, deve se espelhar na realidade de nossa adoção celestial. Cuidar dos órfãos deve estar no coração de cada cristão.

Vivemos num mundo tecnológico, cheio de informações, mas de pouca aplicação dos princípios fundamentais do Reino que nos adotou. A verdade está no praticar, e não no ouvir. A medida que internalizamos essa Palavra, somos chamados a transformar o mundo a nossa volta. O nosso exemplo número um, Jesus, se importou tanto com os necessitados que, em seu ministério, uniu a santidade pessoal à compaixão pública. Ele nos ensina não só a visitar (seria bom se olhássemos o significado de quando Deus visita alguém, pois sempre há uma transformação de vida e história do visitado), mas a nos envolver, nos identificar, importar-nos com o sofrimento do outro.

Cuidar de órfãos é viver o Evangelho de Jesus. Deus tem cuidado de nossas aflições. Ele nos tornou seus filhos e filhas por adoção. Precisamos imitá-Lo. Pare e pense como você pode se envolver nesse desafio de Tiago e da religião imaculada – cuidar de órfãos.

Envie um whatsapp pra gente